"Jovem Aos 50 - A História De Meio Século Da Jovem Guarda"


Ontem, tive a imensa alegria de assistir ao documentário "Jovem Aos 50 - A História De Meio Século Da Jovem Guarda"... Junto com a retrospectiva, fiz minha  viagem particular, na qual revi minha terra, meus amigos, meus momentos... Meus sonhos... Foram "flashs" indescritíveis... Instantes em que minha alma abriu as asas e alçou voo...



       "Jovem Aos 50 - A História De Meio Século Da Jovem Guarda"

No dia 22 de agosto de 1965 entrava no ar uma atração épica da televisão brasileira. A trupe de artistas a pisar no palco do programa Jovem Guarda, exibido pela TV Record, viria a transformar a música, os costumes, a forma de falar e de vestir das futuras gerações a partir das canções de cantores e compositores até hoje reconhecidos como ícones da cultura nacional. Produzido de forma totalmente independente, o filme de Sérgio Baldassarini Júnior contextualiza o momento histórico, apresenta as principais personalidades e analisa o legado do movimento responsável pelo início do rock no Brasil a partir de entrevistas com quem participou dessa revolução.
O documentário reúne depoimentos de mais de 50 cantores e compositores brasileiros que fizeram sucesso na época. A narração do diretor guia o espectador pelos detalhes da história antes do surgimento do programa comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, lembrando trabalhos de bandas como Golden Boys, The Clevers, The Fevers e Renato e Seus Blue Caps, entre outras.
Erasmo fala sobre a inspiração para suas principais canções, e Wanderléa comenta a empolgação de participar de um movimento tão novo. Os integrantes da banda The Jordans resgatam uma fita antiga de um memorável encontro com os famosos rapazes de Liverpool, e Caetano lembra a passeata contra a guitarra elétrica comandada por Elis Regina e Gilberto Gil – apesar do baiano ter usado o instrumento para se apresentar ao lado de Rita Lee e Arnaldo Baptista, membros de Os Mutantes. Há ainda o resgate da figura polêmica de Carlos Imperial, e a rivalidade criada entre Ronnie Von e Roberto Carlos, concorrentes em emissoras de televisão distintas. Tudo reunido em uma obra indispensável para os amantes do rock nacional.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILÉ À CUBANA

Resenha do Livro O 11º Mandamento